A ISO 22000 é um sistema de gestão que abrange toda a cadeia produtiva e engloba o sistema BPF (boas práticas de fabricação), APPCC (análise de perigos e pontos críticos de controle) aliada à certificação do transporte do produto, garantindo o controle e a rastreabilidade completa da matéria-prima ao produto final. O que faz o sorvete da Kimyto ter qualidade e garantia comprovada é o processo 100% auditado por certificadora internacional, possibilitando ao consumidor obter  produtos dentro das mais exigentes normas internacionais de segurança alimentar. Preocupada com sua saúde a Kimyto é a primeira indústria de sorvete certificada no Brasil.

 

Objetivos Estratégicos da ISO 22000 são:

 

         • Garantir a segurança dos produtos fabricados;

         • Atender a satisfação dos clientes externos e internos;

         • Melhorar continuamente as ações para a garantia da qualidade e segurança dos produtos;

         • Fabricar gelados comestíveis com qualidade e segurança;

         • Atender à legislação e normas referentes à segurança;

         • Manter o programa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em sua linha de Gelados comestíveis;

         • Controlar os perigos físicos, químicos e biológicos existentes no processo e produtos, de modo a garantir a inocuidade do produto final;

         • Garantir a segurança através de um contínuo envolvimento dos colaboradores com a empresa e com o produto.

 

As principais obrigatoriedades da ISO 22000 são:

 

APPCC: Baseia-se na análise dos processos produtivos a fim de identificar os perigos potenciais ou existentes para a saúde do consumidor, além de caracterizar os pontos críticos e controles considerados necessários para assegurar os requisitos sanitários de inocuidade dos alimentos.

 

BPF: Visa as práticas de higiene pessoal, desinfecção de superfícies e instalações, controle de processos e produtos para que desta forma os sorvetes e picolés produzidos na Kimyto Industrial LTDA, cheguem ao consumidor com qualidade e livre de qualquer tipo de contaminação. Para isso ser possível há vários POP (procedimento operacional padrão), dentre eles:

 

Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios: Procedimentos para que a higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios sejam realizados de forma padrão, contribuindo assim para obtenção de um produto de qualidade, isento dos perigos de ordem microbiológica, física e/ou química. Além de orientar os colaboradores sobre os procedimentos a serem adotados na higienização das superfícies que entram em contato com os alimentos e os produtos a serem utilizados em cada procedimento.

 

Higiene e saúde dos manipuladores: O objetivo deste POP é estabelecer os procedimentos de higiene pessoal, conduta e saúde dos manipuladores, para que seja garantida a inocuidade do produto final.Também orienta os colaboradores sobre os procedimentos adotados na higiene e conduta pessoal.

 

Manejo de resíduos: Estabelece  e orienta os colaboradores sobre os procedimentos adotados para o manejo dos resíduos gerados pela empresa.

 

Manutenção preventiva e calibração dos equipamentos: Institui os procedimentos em relação à manutenção e calibração dos equipamentos para o bom funcionamento dos mesmos, mantendo a qualidade e uniformidade do produto, além de evitar os perigos biológicos, físicos e químicos no alimento. A empresa possui um programa de manutenção preventiva para todos os equipamentos de produção, armazenamento, transporte e distribuição.

 

Controle integrado de vetores e pragas urbanas: Estabelece procedimentos para evitar atração, acesso, infestação e alojamento ou formação de ninhos de vetores ou pragas urbanas na área interna e externa da empresa.

 

Seleção e recebimento de matéria-prima, ingredientes e embalagens: Estabelece procedimentos de seleção e recebimento de matéria-prima, ingredientes e embalagens utilizadas no processo de fabricação que garantam a segurança e inocuidade do produto final.

 

Recolhimento de produtos: Estabelece os procedimentos para recolhimento dos produtos (recall), assegurando a retirada de um lote com não-conformidades em relação à segurança e inocuidade do alimento, de forma eficiente, rápida e a qualquer tempo em que se fizer necessário.

 

Rastreabilidade: Quando um problema de segurança alimentar é detectado, realiza-se o rastreamento interno do produto com o objetivo de buscar a causa do problema.

 

Este rastreamento consiste em cruzar a data de fabricação do produto com os registros de recebimentos de matérias primas e insumos, registros de produção, registros de limpeza, registros de temperaturas, registros de expedição e de vendas.

 

Quando necessário realizam-se análises sensoriais, físico-químicas ou microbiológicas para condenar ou não o lote. Caso o lote seja condenado e parte do produto tenha sido expedido (vendido), este é rastreado externamente através do orçamento de vendas, onde estão registrados as datas de fabricação (lote) dos produtos e os clientes, sendo realizado o recolhimento e troca.

 

Pasteurização: Estabelece procedimentos de controle das temperaturas de pasteurização, visando eliminar os microorganismos patogênicos. Pasteurização: processamento térmico que tem por objetivo eliminar a carga de microorganismos patogênicos.

 

Controle de documentos e registros: Procedimentos e requisitos para controle de documentos e registros, incluindo a criação, revisão, emissão, distribuição, armazenamento e arquivamento.

 

Programa de Treinamentos: Estabelece procedimentos a serem adotados no programa de treinamento de todos os colaboradores, podendo ser na entrada do funcionário na empresa (admissional) como também treinamentos periódicos (capacitação continuada dos colaboradores).

 

Auditorias internas: Estabelece procedimentos a serem adotados para auditorias internas.

 

Fabricação de polpas, frutas em calda e coberturas: Estabelece procedimentos de controle do processamento de polpa e frutas em calda utilizadas na fabricação de sorvetes.

 

Rod. SC 422 - Km 02, 1700 - 89.190-000 - Taió - SC

(47) 3562-0120

kimyto@kimyto.com.br